A quanto tempo é falado que devemos alongar antes de qualquer exercício físico, após muitos anos e inúmeras pesquisas uma dúvida continua, devemos alongar ou não antes do treino? O alongamento vai prevenir que eu me lesione?
Segundo Magnusson (1998) a lesão pode ser ocasionada por falta ou excesso de mobilidade, ainda segundo o autor aponta que as lesões grande partes delas não são ocasionadas próximo aos limites articulares e que os riscos de lesões não diminuirão pelo o aumento da amplitude do movimento passivo (ADM) e causa uma diminuição da força. O alongamento passivo estático (APE), contribui na prevenção de lesões? Muitos estudos afirmam que o APE não tem relação com a diminuição de lesão, (João Moscão, 2017).
Um dado bem interessante e que agora vai fazer você pensar antes de falar para seu aluno de personal que deve alongar antes do treino. Segundo Herbert e Gabriel (2012), após uma revisão de literatura eles chegaram a uma conclusão que seria preciso 23 anos (minimo) de exercício de APE para chegar a prevenir uma lesão se quer.
Mais o APE até hoje é passado por alguns professores para prevenir lesões, se você se sente bem com o alongamento tudo bem, mas saiba que ele não vai te trazer tantos benefícios como você imagina. Para deixar mais claro, Lauersen e Col (2013) fizeram uma revisão com 25 estudos que tinham 26.500 participantes e chegaram a uma conclusão. Todos os métodos de treino teve uma contribuição na redução em lesões nos desporto mas o alongamento não, o alongamento ocasiona um atraso na resposta neuromuscular e segundo (MINSHULL., 2013) poderá aumentar as lesões musculares.
Então foi chegada uma conclusão recente por Behn e col (2016), alongamento passivo estatico (APE) não previne nenhum tipo de lesão. Antes de sair por ai se esticando na academia e depois ir levantar aquele absurdo de peso, procure um profissional de educação física e tire suas dúvidas. Bons treino!
Referencia
All Content Following This page was uploaded by João C. Moscão on 11 December 2017, pag.11