MUSCULAÇÃO VAI MUITO ALÉM DE HIPERTROFIA MUSCULAR E PERCA DE GORDURA

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Musculação também tem outros fins.

Falar musculação logo vem em mente da grande maioria é homens e mulheres saradas, fortes, hipertrofiados, magras etc. Mas em fim, a musculação não serve somente para ganho de massa muscular (hipertrofia) ou perca de gordura.

Sabemos que as mitocôndrias são responsáveis pela reoxigenação celular, também sabe-se que quanto melhor for condicionado as mitocôndrias melhor é a hipertrofia e perca de gordura. Mas muitos ainda acreditam que para que ocorra melhor esse processo acima citado somente a atividade aeróbica pode proporcionar.

O trabalho de musculação também proporciona a melhora da sua aptidão aeróbica, além de aumentar a força muscular e a hipertrofia muscular. A Musculação com cargas baixas ou altas até a falha ajuda na capacidade respiratória da mitocondrial, detalhe, sem atrapalhar o aumento de proteínas miofibrilares na hora daquele UP.

Um estudo realizado com adultos, teve período de 8 semanas de treino, com frequência de 2x na semana. Os treinos foram planejados com objetivo de hipertrofia muscular, com diretrizes do ACSM.

Realizaram sessões de 8 a 15 repetições (rp) até a falha de 2 a 4 séries, recuperação entre 1 a 2 min, cadência 2.0×2.0, nas semanas ímpares: usavam cargas pesadas com menos repetições, nas semanas pares: usavam cargas mais leves com mais (rp).

Após o final do estudo que foi com 2 meses de treino houve aumento do peso corporal e massa magra. Também houve aumento na capacidade da oxidação de gordura, também apresentou aumento do VOmax que saiu de 49,7 ml/kg/min com o aumento de 53,3 ml/kg/min ou seja aumento de 13% na capacidade respiratória (aeróbica).

Por isso é importante entender que, quando um treino de musculação é bem planejado, além de te proporcionar diversos benéficos, ainda te ajuda a melhorar sua capacidade aeróbica.

Busque um profissional de educação física qualificado para prescrever seus treinos.

(doi: 10.3389/fphys.2017.00713)

Bons Treinos!

Mais conteúdo para você

O QUE MEUS ALUNOS DIZEM

Confira alguns depoimentos reais dos meus alunos

Play Video
Play Video
Play Video
Play Video

VAMOS CONVERSAR?

Se você tem dúvida sobre algum serviço ou qual plano escolher, entre em contato